Desde a segunda-feira, 4 de junho, até o dia 7, está se realizando em Caeté (MG), a assembleia anual do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2. Em conjunto com esse encontro também se realiza o encontro regional dos coordenadores de Pastoral. O encontro está sendo realizado na Casa de Retiro Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, de propriedade do Instituto São Luis da Congregação das Irmãs Auxiliadoras de Nossa Senhora da Piedade.

Programação

Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo auxiliar de Belo Horizonte, deu palestra na manhã desta terça-feira, 5 de junho, com o tema: “Igreja em saída em ano de eleições”. No estante da manhã e da tarde, os bispos e coordenadores ouviram o Dr. José Antônio que prosseguiu a reflexão do tema  refletindo sobre o seguinte questionamento: “quais as crises do sistema eleitoral? A ficha limpa não funciona? Vícios de nosso sistema eleitoral”.

Na quarta-feira, 6 de junho, os participantes acompanham uma reflexão sobre a liturgia tendo como cenário as Igrejas Particulares do Regional Leste 2 e os bispos, na parte da tarde, terão reuniões reservadas para tratarem temas relacionados ao trabalho do conselho pastoral.

Na quinta-feira, logo depois do café da manhã, todos irão para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, onde participarão da celebração eucarística de encerramento que será presidida por dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba (MG), tendo concelebrantes principais Dom José Carlos de Souza Campos, bispo de Divinópolis (MG) e dom Joaquim Waldimir Lopes, bispo de Colatina (ES).

Santuário

O encontro dos bispos e coordenadores tem seu momento final num santuário basílica situado no coração de Minas Gerais. Segundo informações do seu site oficial, desde 13 de maio de 2010, o santuário está vinculado espiritualmente à Basílica de Santa Maria Maior em Roma e é uma grande alegria para todos os fiéis poder receber a indulgência plenária durante a Confissão Sacramental, a Comunhão Eucarística, a Oração do Senhor (Pai Nosso) e o Símbolo da Fé (Credo).

Em 2017, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade completou 250 anos dessa bonita e profunda religiosidade. Uma data importante que reuniu o povo de Deus em grandes celebrações. Uma programação especial foi realizada naquele ambiente de belezas naturais, ricas histórias e muita fé: “É o lugar de peregrinação dos pobres, dos devotos, acolhendo todos”.

Fonte: CNBB