A Equipe Paralímpica de Natação do Praia Clube participou, dias 3 e 4 de junho, da 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa, em São Paulo (SP). Na capital paulista, os praianos conquistaram o tetracampeonato nacional, liderando o ranking de clubes com 284 pontos. O último título nacional havia sido alcançado em 2014. Ao todo, foram conquistadas 40 medalhas, sendo 18 de ouro, 16 de prata e seis de bronze, além da quebra de dois recordes brasileiros.

Na prova de 100m Peito, o atleta Ruan Souza quebrou seu próprio recorde brasileiro (1'12"55), estabelecendo a marca de 1'11"73. O segundo recorde quebrado foi na prova de 4x100m Medley Misto, feito realizado por Ruan junto aos colegas de equipe Victor Nogueira, Mariana Ribeiro e Laila Garcia.

Outro destaque da equipe praiana foi a nadadora Mariana Ribeiro, que conquistou cinco medalhas douradas e uma de prata. Na prova de 50m Livre, ficou a apenas dezoito centésimos do índice para o Mundial. A atleta terá mais uma chance de alcançar o índice daqui oito semanas, quando acontece a II Etapa Nacional, também em São Paulo.

Representaram o Praia no evento os nadadores Lucas Teodoro, Mariana Ribeiro, Filipe Esteves, Ruan de Souza, William Sant’ana, Laila Suzigan, Ana Paula Fernandes, Victor Nogueira, Emyly Santos, Gabriel Tomelin, Guilherme Batista e Letícia Lucas Ferreira. A competição do último fim de semana foi mais uma oportunidade para conquistar os índices para o Campeonato Mundial Absoluto de Natação Paralímpica, que será realizado na Cidade do México, no mês de outubro. Pelas marcas alcançadas, o atleta Ruan Souza está na briga por vaga. Caso nenhum atleta quebre sua marca na prova de 100m Peito até meados de agosto, ele estará convocado para compor o revezamento 4x100m Medley, prova em que foi medalhista de bronze nos Jogos Rio 2016.

“O resultado foi muito positivo e não esperávamos pelo título de campeões nacionais novamente, pois disputamos contra equipes mais numerosas que a nossa. Mas, com certeza, a qualidade do nosso grupo fez toda diferença. Acredito que estamos fazendo uma ótima campanha nesse ciclo Tóquio 2020, e voltamos com tudo para a disputa do ranking nacional!”, comentou o orgulhoso técnico praiano Alexandre Vieira.

Fonte: Praia Clube