Os esforços da Prefeitura de Uberlândia para recuperar a cidade nas áreas prioritárias (Saúde, Educação e Social) e em investir em políticas públicas que garantam o desenvolvimento sustentável do município já têm contribuído para a retomada do ambiente favorável ao empreendedorismo. Dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) mostram que a cidade registrou, em 2018, o melhor 1ª bimestre para abertura de empresas dos últimos três anos. Foram 412 empreendimentos abertos no período, montante querepresenta um crescimento de quase 40% se comparado ao desempenho médiodos bimestres entre2015 a 2017 (confira tabela abaixo).

Dentre as ações realizas pela atual Administração Municipal para estimular a criação de negócios e a geração de emprego na cidade, destacam-se a sanção da redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) para 2% a qualquer empresa tecnológica que estiver instalada ou se instalar no Município e a sanção do Programa Municipal de Fomento à Micro Cervejaria Artesanal ainda em 2017. “São dois setores que têm despontado e que têm muito potencial para crescer. Com certeza, ajudarão a diversificar ainda mais a economia da cidade”, explica o prefeito Odelmo Leão.

Outra medida importante foi a celebração de um acordo de cooperação técnica, também em 2017, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG). A parceria consiste na execução de nove projetos para capacitar efomentar o surgimento e o crescimento de empreendedoreslocais em diversos setores (inovação, agropecuário, turismo, internacionalização de negócios locais, entre outros).

Parte dos projetos, como os programas Novo Agro e Aprender a Fazer, já está em andamento. “Tudo isso, somado à recuperação das áreas essenciais, contribuem para a reconstrução da cidade. A população, o empresário e o investidor enxergam esse cenário e têm mais segurança para trabalhar, gerando mais renda e qualidade de vida”, finalizou o prefeito.

Confira os dados de abertura de empresas em Uberlândia durante o 1º bimestre dos últimos anos:

Constituição - Minas Fácil

2015

- Janeiro - 188

- Fevereiro - 102

Total - 290

2016

- Janeiro - 160

- Fevereiro - 187

Total - 347

2017

- Janeiro - 138

- Fevereiro - 119

Total - 257

2018

- Janeiro - 203

- Fevereiro - 209

Total - 412

Fonte: JuceMG