Uma ação conjunta mobiliza diversas equipes da Prefeitura de Uberlândia nos momentos que antecedem o Dia de Finados, no dia 2 de novembro. Desde a última semana, os cemitérios da cidade e dos distritos se tornaram palco de serviços de manutenção, limpeza e revitalização. Para recepcionar e acolher os mais de 130 mil visitantes que passarão pelos locais para prestar homenagem aos entes queridos, o Município também implementou ferramentas para orientar e facilitar o acesso das pessoas.

Inovação e orientação

Uma das novidades este ano fica por conta da modernização e repaginação do sistema de busca de sepulcros criado pelo Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) e disponibilizado no Portal da Prefeitura. A ferramenta permite que a pessoa localize o túmulo no determinado cemitério com base em informações como nome completo e datas de nascimento ou sepultamento. A ferramenta tem layout novo, permitindo mais navegabilidade, agilidade e facilidades à busca.

Além disso, a partir do dia 30 deste mês, será disponibilizado um aplicativo em que os interessados poderão ter, a partir dos seus smartphones, acesso a essas informações. “É uma plataforma adequada aos aparelhos celulares, com interface mais simples e descomplicada. Nosso objetivo é, por meio da modernização e informatização, facilitar e tornar eficiente o acesso aos serviços públicos, seguindo os preceitos de eficiência determinados pelo prefeito Odelmo Leão por meio do programa Gestão Total”, explicou o diretor-presidente da Prodaub, Reginaldo Mendes.

De acordo com o assessor municipal de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Mário Faria, a ferramenta é uma forma de mostrar que a Prefeitura acompanha os diferentes tipos de inovação pensados para a população. “Quando se digita o nome da pessoa, já aparece o endereço da rua, a quadra e o número do local. Com o aplicativo, os interessados ainda terão a possibilidade de ter isso tudo em mãos, pelo celular. É muito mais fácil e mais prático”, disse.

Visitação

A expectativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico é que mais de 130 mil pessoas passem pelos cemitérios do município e dos distritos. “Há dez dias intensificamos os serviços com um número grande de profissionais e voluntários, contemplando capina, roçagem, varrição, lavagem das ruas e pinturas de meio fio. Apenas no Cemitério São Pedro, estimamos que passem pelo local cerca de 30 mil pessoas. Já no Cemitério Bom Pastor, a estimativa é que 100 mil pessoas visitem os túmulos de pessoas que já se foram”, completou o assessor Mário Faria.

Os cemitérios permanecerão abertos das 7h às 18h no dia 2 de novembro. Além das visitas, os espaços também receberão celebrações religiosas e cultos ecumênicos. No Campo do Bom Pastor, as missas estão marcadas para as 8h, 9h30 e 16h. Enquanto isso, o cemitério São Pedro receberá os eventos às 8h, 10, 14h e 16h.

Mutirão contra a dengue

Outra ação desenvolvida especialmente para o feriado é uma ação conjunta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). De acordo com o coordenador do Programa de Controle da Dengue do CCZ, José Humberto Arruda, o intuito é intensificar os trabalhos para orientar aqueles que passarem pelos cemitérios.

“Os cemitérios já são cadastrados e recebem visitas quinzenalmente para o controle da dengue. Para o Dia de Finados, teremos profissionais distribuídos nos três cemitérios da cidade, além dos distritos de Martinésia e Tapuirama, das 8h às 14h. Será um trabalho de orientação. O ideal é não levar nada que retenha água. Trata-se de um local com grande circulação de pessoas e a permanência daquele material pode gerar um novo criadouro do mosquito”, adiantou. 

SECOM PMU