Até a próxima segunda-feira (26), a previsão do tempo é de fortes pancadas de chuva em Uberlândia. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cepetec), há 87 % de chance de chuva neste sábado (24). Para garantir a segurança e bem estar dos cidadãos nesta época, a Defesa Civil destaca algumas medidas que podem ser tomadas pelos cidadãos durante períodos chuvosos.

A principal orientação é acondicionar bem o lixo doméstico e colocá-lo em local adequado para a coleta. O descarte em locais não adequados favorece que a sujeira seja levada pela água pluvial até a rede e, conseqüentemente, entupa bueiros e bocas de lobo. Isso pode ocasionar enxurradas e inundações, uma vez que a água não terá local para escoamento, além de gerar refugo (volta) do esgoto para as residências.

“A Defesa Civil está sempre em alerta e estamos preparados para atender possíveis ocorrências. Em casos de previsão de chuvas mais fortes, nós orientamos a população a evitar os locais com maior risco de alagamento. Também lembramos os motoristas a não tentarem atravessar vias repletas de água”, afirmou o diretor da Defesa Civil de Uberlândia, capitão João Batista Afonso.

Alerta por SMS

Importante ressaltar que a população também pode receber alerta sobre desastres naturais via mensagem de texto pelo celular. Desde janeiro de 2018, interessados em receber informações sobre possíveis desastres meteorológicos devem enviar um SMS para o número 40199 com o número do Código de Endereçamento Postal (CEP) da área de interesse.

Assim que o procedimento é feito, o número cadastrado estará apto a ter os alertas da Defesa Civil. A qualquer momento, se o cidadão desejar, também é possível cancelar o recebimento das mensagens. O serviço é gratuito e alerta a comunidade sobre vendavais, tempestades, alagamentos, riscos de deslizamentos e outros fenômenos naturais.

Em caso de perigo chame:

Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190

Dicas:

ANTES DAS CHUVAS:
- Acompanhe os boletins de avisos e alertas dos Institutos de Meteorologia pela internet  ou  pelos órgãos da imprensa;
- Dê manutenção no telhado: desobstrua os canos da laje, limpe as calhas, confira se as telhas de amianto estão pregadas;
- Não jogue lixo ou entulho em bueiros, quintais e ruas. Sempre coloque os sacos de lixo nas lixeiras,  evite deixa-los diretos na  calçada.
- Reforce muros e paredes que tenham perigo de cair;
- Faça revisão nas instalações elétricas ;
- Desligue os aparelhos elétricos, quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios;
- Coloquem em lugares altos, móveis e outros pertences, caso sua moradia esteja localizada em área de risco ou em locais sujeitos a alagamentos.

DURANTE AS CHUVAS:
- Mantenha-se atento aos níveis das águas;
- Mantenha as portas e janelas da casa fechadas para evitar entrada de ventos fortes e animais;
- Não se proteja embaixo de árvores, pois elas atraem raios e, se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas.
- Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
- Não se arrisque em atravessar à pé ou com veículos em ruas e pontes alagadas ou com enxurradas;
- Se sua casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chame imediatamente o a Defesa Civil  e  o Corpo de Bombeiros;
- Em caso de alagamento é recomendado evitar contato com as águas, pois além da contaminação que pode causar graves doenças, há também o risco de choque elétrico.

DEPOIS DAS CHUVAS:
- Verifique as instalações elétricas antes de ligá-las;
- Faça uma revisão de possíveis danos em sua moradia (paredes, telhados...);
- Cuidado com animais (aranhas, cobras e ratos em casa);
- Verifique se houve obstrução de ralos, bueiros e calhas.

ORIENTAÇÕES AOS MOTORISTAS:
- Evite trafegar em vias alagadas, procure sempre rotas alternativas ou aguarde a chuva passar em lugar seguro;
- Em dias nublados, evite deixar os veículos estacionados próximos a árvores, principalmente as mais antigas;
- Não estacione seu veículo em regiões íngremes e  próximo a postes durante as chuvas;
- Durante a incidência de raios, a melhor proteção é permanecer no interior do veículo;
- Cheque o bom estado dos limpadores, da borracha das paletas e do motor dos limpadores;
- Certifique-se que o desembaçador está funcionando direito;
- Ligue as luzes durante uma chuva intensa (mesmo que seja dia claro) para que outros motoristas o vejam.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia