Nesta segunda-feira (5), a Secretaria Municipal de Cultura realizará uma solenidade para promover o lançamento oficial do calendário 2018, composto por obras literárias e visuais enviadas por artistas regionais. A solenidade acontecerá na Casa da Cultura, às 19h30, e será marcada também pela homenagem à professora Iolanda de Lima Freitas, primeira secretária de Cultura do município, falecida em setembro do ano passado.

O concurso

O certame foi lançado pela Prefeitura em dezembro de 2017, com oobjetivo de dar visibilidade à produção de artistas locais, além de propiciar a democratização e valorização das linguagens artísticas e popularização da arte. Com o tema Nossa Gente, o conteúdo inscrito precisava abordar, de alguma maneira, as características culturais que marcam a população da cidade.

Integram as peças 12 obras visuais, nas modalidades pintura, fotografia, desenho e gravura. Também foram selecionados dois poemas. A seleção foi feita com base em critérios de qualidade técnica da imagem, valor artístico e fidelidade ao tema.

Solenidade

Além de apresentar a obra à população e entregar exemplares aos artistas vencedores, o evento homenageará a ex-professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e secretária Cultura de Uberlândia entre os anos 1983 e 1988, Iolanda de Lima Freitas. Na oportunidade, ela será representada por sua sobrinha e afilhada, Camila Lima Coimbra.

Para Camila, será uma grande responsabilidade discursar em nome de sua madrinha, cujo legado contribui em vários âmbitos sociais. “Era uma pessoa muito íntegra, solidária, prestativa e, ao mesmo tempo, exigente. Reunia um tanto de qualidade em um mesmo ser humano, o que deu a possibilidade de muita gente aprender ao seu lado. Foram contribuições não só à cultura e educação, mas à vida de muitas pessoas”, disse a sobrinha, também professora da UFU.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia