O Teatro Municipal de Araxá será palco nas próximas quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, do 1º Seminário de Câmaras Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com a participação de seis renomados palestrantes, profundos conhecedores dos Poderes Constituídos no País.

Segundo o vereador Alexandre Nogueira, presidente da Câmara de Uberlândia, na noite do dia 14, logo após a solenidade de abertura, que contará com a presença de autoridades políticos e convidados especiais, acontecerá à primeira palestra com o tema: Gestão e Liderança, que será proferida pelo presidente do Conselho de Administração do Grupo Zema, Romeu Zema Neto.

700 Vereadores

A realização do 1º Seminário de Câmaras Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba nasceu em uma reunião entre os Presidentes das Câmaras Municipais de Uberlândia, Alexandre Nogueira; Araxá, Fabiano Santos Cunha; Uberaba, Luiz Dutra; Ituiutaba, Odeemes Braz e de Patos de Minas, Francisco Frechiani. Todas elas somam forças para a realização do evento.

Reuniões preparatórias foram realizadas em cada uma das cidades parceiras, para definir temas, palestrantes, debater sugestões e apresentar a idéia aos cerca de 700 vereadores das 66 cidades que compõe a macrorregião do Triângulo e Alto Paranaíba, que foi subdividida e cada uma das Câmaras Organizadoras ficou responsável pelos Legislativos de suas microrregiões.

Três milhões de habitantes

O objetivo do 1º Seminário é promover um momento de troca de experiências, unirem as forças municipais e defender os interesses das cidades que compõe a região. Várias palestras serão promovidas em acordo com os temas sugeridos. Ao final do Seminário, um documento contendo as reivindicações e demanda dos municípios será produzido e enviado aos governos estadual e federal.

Ao todo, as regiões do Triângulo e Alto Paranaíba representam cerca de três milhões de habitantes. Foi também durante as reuniões preparatórias que Araxá foi escolhida como sede do encontro e o Teatro Municipal vai ser o local que receberá os parlamentares.

Palestrantes

Na sexta-feira, dia 15, durante todo o dia, de 8h até 16h cinco palestrantes dividirão a atenção dos vereadores e assessores participantes, pela ordem: Tema: “Improbidade por Ato Legislativo e o verdadeiro papel do Vereador” pelo professor universitário, especialista em Direto Público, vereador e presidente da Câmara de Patos de Minas, Francisco Frechiani.

O Desembargador Doorgal Andrada, do TJMG, será o segundo palestrante da manhã de sexta, com o tema: “Judicialização da Política e Politização da Justiça” e finalizando o período da manhã, o tema a ser enfocado na palestra será “Os novos desafios do mandato de Vereador, pelo presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais, Rogério Rodrigues da Silva.

Ministro da Justiça

No período da tarde do segundo dia do Seminário, está confirmada a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, que proferirá palestra às 13h30 sob o tema “Cooperação e Segurança”.

E encerrando o evento, às 14h30, o advogado especialista em Tecnologia da Informação, Alexandre Atheniense, falará sobre “Direito Digital e Internet”.

Comunicação CMU