Os deputados Sávio Souza Cruz (PMDB) e Ricardo Faria (PCdoB) reassumem seus mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (1°/2/18), com a publicação das exonerações dos cargos de secretários de Estado de Saúde e de Turismo, respectivamente, no Diário Oficial de Minas Gerais. A comunicação oficial do retorno dos dois parlamentares deve ser feita durante Reunião de Plenário.

Sávio Souza Cruz e Ricardo Faria retomam suas funções parlamentares após um período em que participaram do secretariado do governador Fernando Pimentel. Eles deixam as secretarias com o objetivo de disputar as eleições 2018, já que a Justiça Eleitoral estabelece um “prazo de desincompatibilização”, que se encerra em abril.

Com o retorno dos dois parlamentares, Tony Carlos (PMDB) e Geraldo Pimenta (PCdoB) retornam à condição de suplentes, sendo o primeiro suplente pela coligação Minas Para Todos (PT/Pros/PMDB/ PRB) e o segundo, suplente do PCdoB.

Biografias – Cumprindo o seu quinto mandato na ALMG, onde ingressou em 1999, Sávio Souza Cruz é formado em engenharia metalúrgica e professor licenciado de engenharia ambiental da PUC Minas e de física e química do Colégio Santo Antônio, de Belo Horizonte.

Durante o governo de Fernando Pimentel, além de secretário de Saúde, atuou também como secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (3/2/2015 até 21/11/2016).

No seu primeiro mandato como deputado estadual, afastou-se da ALMG para ocupar os cargos de secretário de Estado de Recursos Humanos e Administração (1999-2000) e de Planejamento e Coordenação-Geral (fevereiro a abril de 2000) no governo Itamar Franco. Foi também vereador por dois mandatos (1993-1996 e 1997-1998) e presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (1997-1998).

Ricardo Faria cumpre seu primeiro mandato na ALMG. Fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, já atuou como professor do ensino fundamental e de curso pré-vestibular e dirigiu uma escola de educação básica e graduação a distância.

Foi vereador por dois mandatos em Contagem (RMBH), sendo reeleito em 2012 como o candidato mais votado da cidade. Entre 2009 e 2012, foi presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e, no final de 2012, convidado para assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem

Fonte: ALMG