A equipe da Escola do Legislativo reuniu diretores e representantes das escolas públicas que participarão do Parlamento Jovem Minas Uberlândia 2018, na tarde desta quarta-feira (28) no Salão Dr. Pedro Gustin, para divulgar o calendário de atividades e informá-los oficialmente sobre o tema que será debatido no decorrer deste ano, que é “Violência contra a mulher”. Escolas que participaram no ano passado voltam esse ano com a compromisso, junto à Escola, de proporcionar aos alunos o aprendizado sobre cidadania, educação e política e garantir a assiduidade dos alunos nas reuniões semanais ocorridas nas dependências da Câmara Municipal.

O encontro contou com a participação do Pró-Reitor da PUC Minas Uberlândia, Carlos Henrique Paixão, do diretor da Escola do Legislativo, Wesley Oliveira, do coordenador da Escola do Legislativo, Sandro Batista, e de diretores e representantes das escolas estaduais José Ignácio Paes Lemes e Teotônio Vilela. Ainda estão participando as escolas estaduais Professor Inácio Castilho e Parque São Jorge.

Na ocasião foram apresentados os subtemas que serão trabalhados com os alunos, são eles: Violência Doméstica e Familiar; Violência nos espaços institucionais de poder; e Violência e Assédio Sexual.

De acordo com Sandro Batista, o calendário inclui quatro encontros nos quais serão informados a proposta do projeto com aplicações de noção do Parlamento, depois serão oferecidas palestras que os auxiliarão a elaborar leis que possam ser apreciadas e aprovadas pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa.

A diretora da escola Ignácio Paes Lemes, Régia Queiroz disse que a escola foi convidada a retornar ao PJ pela dedicação dos alunos ao projeto no ano passado, sem faltar nem abandonar o programa. Quanto ao tema, ela disse ser oportuno, frente ao que a própria escola vivencia, ao receber alunos que sofrem com a violência doméstica, e espera que traga para toda comunidade o aprendizado obtido aqui.

O professor de Geografia Clóvis Jaime representou a escola Teotônio Vilela e vê no tema um assunto atual que preocupa a todos. A missão, para ele, é de conscientizar os alunos quanto a violência que atinge as mulheres com vistas a diminuir essa prática.

Para Carlos Henrique Paixão a parceria neste projeto é importante pois contribui na transmissão de conhecimento para os alunos do ensino médio. “A sequência do trabalho sempre tem um retorno para a sociedade, que é a criação de um projeto de lei que possa amenizar no futuro alguma fragilidade”, garantiu.

O lançamento oficial do PJ Minas Uberlândia acontecerá no próximo dia 14 de março, às 14h, no Plenário Homero Santos.

Edição 2018

Nesse ano haverá a participação de apenas escolas públicas. De acordo com a coordenadoria da Escola do Legislativo, os alunos das escolas particulares estavam encontrando dificuldades em dar sequência ao projeto em função da demanda de aulas em tempo integral.

Uberlândia cidade pólo

Em 2018, Uberlândia será cidade pólo do Triângulo Mineiro. Na Plenária Regional prevista para ocorrer no dia 08 de agosto virão alunos participantes do programa das cidades de Uberaba, Conceição das Alagoas, Iturama e Limeira do Oeste para discutirem e votarem as três propostas de cada subtema que serão levadas para a Plenária Estadual prevista para ocorrer na Assembleia Legislativa de Minas Gerais nos dias 19, 20 e 21 de setembro.

A Plenária Municipal deverá ocorrer no dia 12 de junho no Plenário Homero Santos.

Fonte: Departamento de Comunicação/CMU (Emiliza Didier)