O último dia de competições do XXXII Torneio Nacional Ginástica Artística rendeu apresentações inesquecíveis para os atletas da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) nas divisões intermediário e avançado. Dentre os competidores, a jovem Aline Almeida Gomes, de 13 anos, foi o destaque em sua categoria, conquistando o quinto lugar. Outro participante de destaque foi Luiz Othavio Freitas, de 14 anos, que faturou a quarta colocação. Com o fim do torneio, a Arena Carioca passa a receber, neste sábado (28) e domingo (29), a elite da modalidade no Brasileiro Caixa de Especialistas.

Experiência de ouro

​Aline Almeida, que competiu ao lado de outras 330 ginastas do país, foi uma das boas surpresas da sexta-feira (27). Pela quarta vez participando do torneio, a atleta comemora por ter ficado entre as cinco melhores do juvenil intermediário e por ter tido a oportunidade de competir em um espaço que serviu de palco para as olimpíadas. “Fiquei muito satisfeita com o meu resultado final. Poder competir em um dos CTs do Parque Olímpico e ter contato com atletas da seleção também foi motivo de muita alegria”, diz.

​A modalidade masculina contou com 94 atletas, divididos entre iniciante, intermediário e avançado. Luiz Othavio, um dos representantes da Futel, fez sua segunda participação em um Nacional e elogia a competição. “A estrutura oferecida e a dinâmica do campeonato foram de admirar. Eu achei o campeonato muito divertido. Mesmo não tendo conseguido o resultado que eu esperava, com certeza a experiência adquirida valeu muito à pena”, frisou o atleta.

​O Torneio Nacional contou mais de 420 atletas, divididos em 47 equipes das cinco regiões brasileiras. O técnico da Futel, Mário Sérgio Arantes, vê de forma positiva a participação da equipe e já faz planos para as próximas disputas. “O nível do torneio este ano estava bastante elevado. No geral, contabilizamos um bom desempenho na competição, mas ainda temos muitos detalhes para aprimorar até as próximas competições”, explica.

Brasileiro de Especialistas

A competição contou com presenças de peso,como os três medalhistas olímpicos Arthur Nory, Arthur Zanetti e Diego Hypolito, além de vários atletas com reconhecimento internacional como Francisco Barretto, Caio Souza, Lorrane dos Santos e Thaís Fidelis. Os atletas da Futel acompanharão o evento durante este sábado (28). A competição de Especialistas irá definir os campeões em cada aparelho da Ginástica Artística Masculina e Feminina durante os próximos dias.

Resultados finais

Aline Almeida – 5º Lugar
Bianca Almeida – 15º
Carlyane Soares – 9º
Ellen Cristina – 10º
Eduarda Landin – 8º
Gabrielly Moraes – 13º
Glaycon Thayee – 12º
Guilherme Henrique – 16º
Luiz Othavio Freitas – 4º
Sabrina Nascimento – 52º

SECOM