O paratriatleta do Praia Clube, Roberto Carlos Silva, viaja nesta quinta-feira, 25, às 7h30, para Florianópolis/SC, onde participa no próximo domingo, 28 de maio, do Ironman Brasil 2017. Na capital catarinense, o praiano Roberto Carlos vai nadar 3.800 metros, pedalar 180km e correr mais 42km. A competição, aliás, é seletiva para o Ironman do Havaí, que será realizado em novembro, nos Estados Unidos. A prova do próximo fim de semana contará com aproximadamente 2 mil competidores inscritos.

Com vários títulos no currículo, como o de campeão Brasileiro e Pan-americano, Roberto disputará o Ironman na categoria 50/54 anos, pois não há uma categoria de paradesporto. “A expectativa para a disputa é a melhor possível. Além da competição no sul do país, tenho a intenção de competir em provas mais longas. Para isso, estou treinando entre 5 e 6 horas diariamente. Alimentação balanceada e muito treino para alcançar as metas na temporada. Meu objetivo é completar a prova bem, espero fazer em torno de 11h”, projetou o tricampeão Pan-americano de Paratriathlon.

Neste ano, Roberto Carlos passou a integrar a categoria PTS4 (deficiências moderadas), que inclui atletas com comprometimentos como: deficiência nos membros, hipertonia, ataxia e/ou atetose, carência de força muscular e amplitude de movimentos diminuída, entre outros. As condições de saúde comuns podem incluir amputado abaixo do joelho, amputado abaixo do cotovelo e paralisia cerebral leve. Nas etapas de ciclismo e corrida, atletas amputados podem utilizar próteses ou outros dispositivos de apoio aprovados. Enquadram-se, nesta categoria, os atletas que obtiverem uma pontuação entre 980,0 e 1.091,9 pontos na avaliação de classificação.

Fonte: Praia Clube