Na primeira competição do ano, os mais de 150 atletas da ginástica artística da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) participam, neste sábado (17), das 8h às 15h, no G4 do campus Educação Física da Univerisidade Federal de Uberlândia (UFU), do Festival de Inverno de Ginástica Artística, que é preparatório para competições que serão realizadas ao longo da temporada.

No festival, que é organizado pela Futel, os atletas de alto rendimento vão competir em todas as modalidades. Já os da iniciação disputarão provas de solo, salto e trave. Os primeiros colocados por modalidade e categoria serão premiados com medalhas e haverá ainda medalhas de participação para todos os atletas.

Os atletas que compõe o grupo de alto rendimento se preparam para o Campeonato Estadual, Torneio Nacional e Campeonato Brasileiro, enquanto os alunos da iniciação na modalidade aprimoram os fundamentos para disputar o Campeonato Escolar, no dia 1º de julho.

Para Geovana Ferreira, de 12 anos, o Festival de Inverno é uma oportunidade para que os atletas coloquem em prática o que é treinado diariamente. “Sempre dá um pouco de medo de errar, por isso, a competição interna é tão importante. Além dos fundamentos da ginástica, nós temos que superar a ansiedade e o nervosismo de nos apresentar diante do público”, disse a atleta, que vai competir no solo, salto e trave.

Parceria com a UFU

A ginástica artística da Futel é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e as aulas são realizadas diariamente no ginásio “G4” do campus Educação Física. “Lá, treinam alunos da escolinha, que depois podem fazer parte da equipe de alto rendimento nas categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta. As aulas são ministradas por quatro professores da Futel e o atendimento é para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos”, disse Silvio Soares dos Santos, diretor geral da Futel.

Tanto na escolinha quanto no alto rendimento os alunos treinam solo, barras paralelas e assimétricas, salto, trave, argola e cavalo. Os alunos são divididos por nível de conhecimento. As matrículas para a iniciação no esporte estão encerradas e a previsão de abertura de novas vagas é para o segundo semestre deste ano.

SECOM PMU