Estabelecer uma nova realidade no que diz respeito à saúde pública e limpeza urbana. Essa é a premissa que dita o ritmo de trabalho do Mutirão Cidade Limpa. Desde que a iniciativa para 2018 foi colocada em prática, diversos bairros se tornaram destino ainda mais recorrente das equipes da Prefeitura de Uberlândia, que a partir da próxima segunda-feira (2) chegam até o setor norte do município.

Os trabalhos integram a quinta etapa do mutirão, que abrangerá os bairros Maravilha, São José e Jardim Brasília. A cada dia, novos números comprovam a eficiência da iniciativa no cenário local. Até esta quarta-feira (28), foram 8,9 mil toneladas de entulhos recolhidos, além de 1.175 bueiros limpos e aproximadamente 120 toneladas de massa verde retiradas, por meio dos serviços de capina e roçagem. Regiões dos bairros Morumbi, Canaã, São Jorge e Patrimônio, por exemplo, já entraram na rota das equipes.

Conscientização

Para a próxima etapa do mutirão, a expectativa é que os resultados ganhem proporções ainda maiores. É o que adianta o assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Mário Faria. “Nosso objetivo é alcançar cada vez mais números positivos em prol da preservação do espaço urbano, e contamos com o envolvimento de todos”, reforçou.

Muito da eficiência dos serviços, segundo Mário, esbarra na falta de conscientização, uma conduta que atrasa o planejamento e exige retrabalho dos profissionais. Além de difundir a conscientização e evitar o descarte irregular, a população também pode colaborar com informações às equipes. Para denunciar, basta entrar em contato pelo telefone 3239-2800, ou acessar o site da prefeitura www.uberlandia.mg.gov.br no link Fale com o Governo.

Ação conjunta

Assim como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, integram as ações as equipes das secretarias de Saúde, Obras, Trânsito e Transportes (Settran), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Ao intensificar a limpeza urbana no espaço público, o mutirão coloca mais de 260 servidores nas ruas para executar serviços de capina, tapa-buracos, sinalização, roçagem, varrição, higienização de bueiros, canteiros centrais, eliminação de focos do Aedes, além do recolhimento de entulhos e outros objetos, com o apoio de 38 tratores, quatro retroescavadeiras, duas pás carregadeiras, 12 caminhões convencionais e cinco caminhões basculantes.

Serviço permanente

Enquanto a iniciativa amplia a abrangência pelo cenário local, as equipes de limpeza urbana seguem com os serviços permanentes distribuídos em pontos distintos da cidade. Desde o início de 2018, foram mais de 5,7 mil toneladas de massa verde retiradas, além de 33,6 mil toneladas de entulhos recolhidos e 7,3 mil bueiros e bocas de lobo limpos.

Expectativa

O Mutirão Cidade Limpa foi retomado pelo prefeito Odelmo Leão no início de 2017. A expectativa é que as ações alcancem índices similares aos do ano anterior, quando mais de 120 mil toneladas de resíduos foram recolhidos e 22 mil bueiros higienizados pelo Município.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia