A Prefeitura de Uberlândia promoverá, na tarde da próxima sexta-feira (23), um evento gratuito para incentivar a produção agroecológica no Município. Será realizada uma feira de troca de sementes provenientes de plantações naturais, com intenção de fomentar esse tipo de atividade e expandir a cultura de alimentação saudável entre os cidadãos. Quem quiser participar do evento, aberto a toda comunidade, deve se inscrever a partir de hoje (20).

O evento acontecerá dentro da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2018, no estande montado pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, no Pavilhão do Produtor do Camaru. A intenção é reunir vários produtores de diferentes especialidades interessados em compartilhar diferentes tipos de sementes isentas de produtos químicos.

Serão aceitas, exclusivamente, inscrições de produtores que executam práticas cem por cento agroecológicas. De acordo com o diretor de agropecuária do município, André França, a iniciativa é pioneira e acontece pela primeira vez na cidade.

Para ele, a ação é uma oportunidade para os produtores trocarem sementes com materiais genéticos diferentes, aumentando a diversificação, oferta e qualidade dos produtos. “Às vezes, um produtor possui espécies nativas em sua propriedade com características únicas. Ele poderá levar para que outras pessoas também possam ter a oportunidade de cultivar essas espécies”, ressaltou.

Para se inscrever, basta ligar no telefone (34) 3239-2631 ou ir até o anexo da secretaria, localizado na avenida das Gameleiras, 10, bairro Planalto, das 7h às 18h.

Novo Agro

Todas as atrações promovidas pela Prefeitura durante a Femec objetivam fomentar a economia rural no município, com base nos cinco pilares do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro, lançado no fim do ano passado pelo prefeito Odelmo Leão.

A iniciativa tem a função de fomentar a Gastronomia, Psicultura, Agroindústria de Pequeno Porte, Agroecologia e Turismo Rural. A condução das ações é feita pelas Secretarias Municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia