O aniversário de 74 anos de Cruzeiro dos Peixotos começará a ser comemorado em grande estilo pelos moradores e visitantes do distrito no próximo sábado (18). O local foi escolhido para receber a segunda edição do VivaCidade – Uberlândia em Movimento, programa da Prefeitura de Uberlândia criado com o objetivo de convergir ações da gestão municipal em eventos programados para ocorrer, de forma permanente, tanto nos distritos quanto em locais distintos da cidade.

Neste sábado, o VivaCidade ocorrerá das 14h às 22h com atividades esportivas, de qualidade de vida e culturais, além de muita música, dança e entretenimento (veja programação abaixo). A comunidade local estará envolvida na realização e ficará, por exemplo, responsável por apresentar comidas típicas produzidas no distrito aos que passarem pela praça Tancredo Neves.

O evento contará também com uma feira de artesanato, que valorizará os talentos locais ao reunir seis expositores que comercializarão várias peças confeccionadas manualmente. Outra atração que deve chamar a atenção de quem participar desta edição é a feira de robótica. Novidades tecnológicas desenvolvidas por universitários da cidade serão apresentadas à população.

O Vivacidade

O VivaCidade foi idealizado e estruturado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) em parceria com a Secretaria Municipal Agropecuária Abastecimento e Distritos para gerar qualidade de vida aos cidadãos, ampliando o sentimento de pertencimento e orgulho de ser uberlandense, além de incentivar a geração de emprego e renda com a valorização da produção e dos serviços locais.

Isso porque a gestão municipal trata como eixo fundamental o fomento da interação entre Uberlândia e seus quatro distritos como ferramenta para o desenvolvimento social e econômico de todo município. A primeira edição do programa foi realizada no mês de agosto deste ano, em Tapuirama.

“Queremos proporcionar o crescimento das mais diversas atividades em todos os cantos da cidade. Por isso, faremos eventos com ações de integração, conscientização e capacitação que irão beneficiar a população e que também estimularão a economia desses locais por meio da valorização do que é nosso, do que é feito por nossa gente”, explicou o prefeito Odelmo Leão.

Turismo de experiência

Para fazer que proporcione desenvolvimento de fato, o programa tem como missão promover o chamado turismo de experiência, gerando sensações que só produtos e costumes locais podem oferecer aos visitantes. Neste sentido, a proposta é oportunizar a interação entre produtores e prestadores de serviços destes locais, que serão capacitados e, consequentemente, mais valorizados.

Na prática, a ideia será mostrar e estimular o que há de melhor em Uberlândia, como o artesanato e gastronomia, por exemplo. Todas as demais secretarias e autarquias do Executivo municipal apoiarão a ação neste sentido.

Prestigie!

O quê: ‘VivaCidade – Uberlândia em Movimento’, no distrito de Cruzeiro dos Peixotos
Quando: 18 de novembro, 14h às 22h, com entrada gratuita
Onde: na praça Tancredo Neves, no distrito de Cruzeiro dos Peixotos (acesso pela rodovia Municipal Neuza Resende, a 20 km de Uberlândia)

Programação

14h às 16h - Atividades com a Caravana da Antidrogas (dança, teatro).
14h às 18h - Mostra de Robótica – IFTM / UFU
                   - Aferição de pressão e glicemia.
                   - Solicitação de exames: mamografia, papanicolau e próstata.
                   - Serviço de orientação sobre questões relacionadas à saúde. 
14h às 22h - Feira Gastronômica dos moradores do distrito de Cruzeiro dos Peixotos  
                   - Feira de Artesanato
16h às 18h:30 - Gincana orientada por professores da Futel para as crianças;
                         - Pintura de rosto;
                         - Distribuição gratuita de pipoca;
                         - Informações sobre técnicas de maquiagem e dicas de beleza.

Campo de Futebol - Entrada do Distrito
16h às 18h - Jogo amistoso entre as equipes do Juventude E.C. versus seleção de Cruzeiro dos Peixotos - entrega das faixas de campeão do 18º Campeonato Rural de Futebol para a equipe do Juventude

Palco Móvel
15h00 - Apresentação Teatral - alunos da E.M. José Marra da Fonseca
15h25 - Dança do Carimbó - alunos da E.M. José Marra da Fonseca
15h35 - Folia de Reis – alunos da E.M. José Marra da Fonseca
18h00 - Aula de zumba com professores da Futel
19h00 - Apresentação musical - Samarah e Samirah – artista local
19h15 - Apresentação musical - Marcos Alves – artista local
19h30 - Apresentação musical - Fernando Moraes – artista local
20h00 - Orquestra SESC de Viola
21h00 - Apresentação musical - Maria Clara – artista local
21h15 - Apresentação Musical - Moranguinho do Nordeste – artista local

SECOM PMU