Uberlândia agora figura entre as 30 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O ranking Connected Smart Cities 2017 mostra que a maior cidade do Triângulo Mineiro saiu da 31ª posição em 2016 para o 28ª (26,321 de pontuação total) dentre os municípios mais desenvolvidos do país neste ano. O levantamento, elaborado pela Urban Systems, foi publicado pela EXAME.com.

O estudo das cidades mais inteligentes do Brasil avaliou a integração dos setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança em mais de 500 cidades brasileiras. Para isto, foram usados 70 indicadores.

Indicadores como a idade média da frota de ônibus do transporte coletivo, o plano diretor, o monitoramento de áreas de risco, o número de trabalhadores com curso superior, a cobertura 4G, o número de empresas de tecnologia, a empregabilidade, o atendimento urbano de água tratada foram analisados pela Urban Systems.

A pesquisa mostra também que Uberlândia obteve um excelente resultado no quesito Educação. Ao atingir pontuação de 5,044, garantiu o 9º melhor índice do país em meio às mais de 500 cidades que integram o Connected Smart Cities 2017. Dois dos itens avaliados foram a disponibilidade de vagas públicas universitárias e desempenho dos uberlandenses no Enem.

Pensando no futuro

A posição alcançada por Uberlândia no ranking, para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz, demonstra que a cidade está no caminho certo e possui visão de futuro. “Mostra ainda o apreço pela qualidade de vida com sustentabilidade, sempre levando em conta os seguintes pilares: social, ambiental e econômico”, disse.

Dalpiaz também salienta que a atual gestão municipal implantou diretrizes de visão estratégica. “Foram criadas, na secretaria, áreas de internacionalização, inovação e turismo sustentável. Essa é uma determinação do prefeito Odelmo Leão e por isso estamos focados no ecossistema de cidades inteligentes e humanas.”, finalizou.

Saiba mais

Mais informações podem ser conferidas pelos endereços www.exame.abril.com.br/brasil/as-100-cidades-mais-inteligentes-e-conectadas-do-brasil e www.connectedsmartcities.com.br.

Prefeitura de Uberlândia