A Prefeitura inicia o cronograma das obras de recapeamento de 13 ruas e avenidas de Uberlândia nesta terça-feira, 9. A iniciativa foi anunciada recentemente pelo prefeito Odelmo Leão e irá conferir maior trafegabilidade, segurança e mais conforto aos usuários das vias. O trabalho será conduzido em duas frentes. Nesta primeira etapa, serão contempladas as avenidas Liberdade, no bairro Patrimônio, e Belarmino Cotta Pacheco, no bairro Santa Mônica. Nestes lugares, a previsão é que as atividades durem cerca de uma semana, a depender das condições meteorológicas.

Durante a execução, na maior parte dos locais, trânsito não precisará ser totalmente interrompido, uma vez que estudos e planejamentos realizados por técnicos do Município fizeram com que os procedimentos fossem executados em cada faixa de tráfego por vez. “Tivemos o cuidado para que toda a revitalização causasse pouquíssimo impacto na vida dos pedestres e motoristas”, explicou o secretário de Obras, Norberto Nunes.

Primeiros locais a receber o serviço

No caso da avenida Belarmino Cotta Pacheco, as melhorias se concentrarão entre a avenida João Naves de Ávila e a rua Orozimbo Ribeiro. Já no caso da avenida Liberdade, o trecho contemplado envolve a avenida Francisco Galassi até a rua Tijuca. Imediatamente após o término dos serviços nestes locais, o cronograma seguirá de forma ininterrupta para outros trechos. A intenção é que, em um prazo de quatro meses, 13 vias estejam com o asfalto renovado.

Análise criteriosa

As  obras terão um investimento de R$ 4,8 milhões e serão executadas pela empresa vencedora da licitação, BT Construções. A verba é oriunda de recursos próprios da prefeitura e do contrato Pró-Transporte (PAC2) com a Caixa Econômica Federal, assinado em 2012, durante a segunda gestão do prefeito Odelmo Leão. Ao todo, 28 km de pavimento serão remodelados.

Para selecionar os pontos beneficiados, a administração municipal levou em consideração critérios como volume de tráfego, presença de transporte coletivo e estado de degradação do pavimento. O recapeamento atende a uma antiga demanda da população e vai propiciar vias muito mais seguras aos usuários.

Veja as demais ruas e avenidas que serão recapeadas:
- Avenida Getúlio Vargas (entre Rio Uberabinha e rua Goiás)
- Rua Duque de Caxias (entre as avenidas Rio Branco e Floriano Peixoto)
- Rua Goiás (entre as avenidas Getúlio Vargas e Afonso Pena)
- Avenida Raulino Cotta Pacheco (entre avenida Getúlio Vargas e viaduto da BR-365)
- Avenida Américo Salvador Tangari (entre as avenidas Floriano Peixoto e João Pinheiro)
- Avenida Nicomedes Alves dos Santos (entre Village Altamira e avenida Francisco Galassi)
- Avenida Cesário Crosara (entre rua Carlos Vilela Marquez e avenida Equador)
- Avenida José Fonseca e Silva (trecho entre as ruas Antônio Merolla e GenarinoCazabona e trecho entre a rua José Custódio Sobrinho e avenida Aspirante Mega)
- Rua Cel. Tobias Junqueira (entre as avenidas Getúlio Vargas e Silvio Rugani)
- Avenida João Balbino (entre as avenidas Anselmo Alves dos Santos e Segismundo Pereira)
- Avenida Antônio Thomaz Ferreira Rezende (entre BR-050 e rua Frei Caneca)

Fonte: Prefeitura de Uberlândia