Durante 14 dias, uma das mais tradicionais festividades populares pediu passagem por casas e ruas da região. Iniciadas no dia 24 de dezembro em louvor ao nascimento de Jesus Cristo, as celebrações de Folia de Reis chegam ao seu auge neste fim de semana com a consagração aos três reis magos, Gaspar, Belchior e Baltazar. Em Uberlândia, a manifestação vai além da tradição católica e encerra com várias manifestações culturais entre sábado (6) e domingo (7).

Celebrações nos distritos rurais

Nos distritos de Uberlândia, as atividades começam no sábado, às 17h, com a chegada dos foliões na Fazenda Santo Antônio e a procissão até a Capela dos Martins. Além das celebrações religiosas, também haverá dança, coroação e escolha dos festeiros, entre outras ações. As comemorações também se estendem pelos distritos do Cruzeiro dos Peixotos e Martinésia, com a expectativa de movimentar ainda mais a zona rural do município, como adiantou o coordenador do núcleo de turismo rural da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Luís Paulo Ferreira.

“Somos parceiros dos eventos com o auxílio na manutenção das estradas, apoio com tendas, estrutura e outros maquinários. Ao todo, serão quatro festas que chegam para somar para a população dos distritos e das comunidades rurais. Esperamos movimentar essas regiões, com a participação de até oito mil pessoas. É uma ação que beneficia a todos e que promove o convívio e a interação entre as famílias, além de fortalecer a cultura, a religião e a tradição no município”, afirmou.

Desde a semana anterior, os distritos rurais também são palco de ações das equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, com a poda de árvores e outros serviços desenvolvidos para conferir melhorias e garantir a segurança de todos aqueles que passam ou passarão pelos locais.

Domingo de celebrações na cidade

No domingo (7), as celebrações pedem passagem na Capela de Santos Reis, localizada na rua Barão de Ouro Preto, 73, bairro Carajás. As atividades serão abertas com a missa às 10h, seguindo durante todo o dia, além de procissão, coroação, entre outros. A expectativa é que foliões das cidades de Araxá, Nova Ponte, Uberaba, Indianópolis, Monte Carmelo e outros municípios também participem da tradicional festividade que, em Uberlândia, já ultrapassa gerações e leva pessoas de todas as idades ao festejo.

É o caso de Jacqueline Rabello, uma das organizadoras da festa deste domingo. Ela destaca a importância da tradição para a sua família e a colaboração da Secretaria Municipal de Cultura para a realização do evento.

“Faz 29 anos que promovemos essa festividade e acabou virando um legado que meu pai deixou para a família. É algo muito especial e abençoado e que vai além das gerações. Este ano, pudemos contar com o apoio da prefeitura e esperamos também contar com a presença de todos para abrilhantar ainda mais nossas comemorações”, disse.

Para Mônica Debs, secretária de Cultura, a Folia de Reis possui origens e características muito especiais, que proporcionam um mergulho nas raízes da cultura popular. “Para preservar esta história e mostrar que esta manifestação está bem viva em nossa cidade, a Secretaria de Cultura não mede esforços. Queremos ajudar a manter este riquíssimo patrimônio imaterial e espiritual vivo”, contou.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia